Nosso clube do livro "Chá das Cinco" vai começar a leitura de "O algodão da tua pele", um livro escrito por Lygia Camelo Santiago, ambientado no Ceará do século 19.
"Enquanto o Sudeste do Brasil florescia com o suor dos escravos a molhar os campos de café, no Nordeste, os cultivos de algodão pintavam de branco seu chão alaranjado. A escravidão não era rentável quando a chuva nem sempre bastava para garantir a lavoura, e foi a peculiaridade do cultivo que chamou a atenção de William Gordon, o Marquês de Huntly, para a província do Siará. Maria Sousa era como muitos dos filhos daquele novo império. Uma mistura de colônia e metrópole que se fazia ver pelos cabelos retos e a pele avermelhada herdada da mãe índia, enquanto os olhos claros e as vestes elegantes eram presentes do pai, um comerciante português. Ela tinha no Siará de clima quente e sol constante o lar que a amenidade do clima do velho continente não conseguiu lhe dar. E se no chão seco, sob as bênçãos do sol escaldante, florescesse mais do que o algodão? Um desejo sem muito jeito de esconder-se enquanto desabrochava? E se, aos poucos, esse desejo virasse amor? Era o que o Marquês descobriria, ao tocar o algodão da pele de Maria."
Espero seus insights! Se você já leu ou começou a leitura conosco, não deixe de nos marcar nas redes (@passadoparalelo) para que possamos acompanhar, compartilhar e trocar ideias! :)