Srta Austen - Gill Hornby


Depois de uma longa fase de livros de fantasia, decidi pegar um romance de época em uma tentativa de clube do livro no Instagram (@dri.alevato).

Para os amantes de Jane Austen, é como entrar um pouquinho na intimidade da família. Um livro tranquilo, bom para degustar com um chá.

Misturando ficção e realidade, cheguei até a pensar: será que é verdade?

O livro conta que Cassandra Austen, irmã de Jane, visitou a casa de conhecidos de infância de forma a 'resgatar' cartas que a irmã enviou à matriarca falecida e, assim, evitar que segredos sejam revelados e comprometam a imagem de Jane. Como responsável pelo patrimônio póstumo da irmã famosa, Cassandra se preocupava bastante com a possibilidade de o nome de Jane ser prejudicado por algum 'segredo'.

São vários trechos de cartas que nos fazem alternar entre as lembranças de Cassandra e o que está acontecendo com ela naquele momento - em que toda a casa se despede do patriarca e se organiza na distribuição do espólio.

Um dos pontos interessantes do livro é a reflexão sobre o papel das "solteironas", que se viam à mercê da  bondade da família quando perdiam os pais. Isso acontece com Cassandra, e acontece com Isabella.

Delicioso ver menção ao sobrinho - James Edward (autor de "Uma memória de Jane Austen") - e a sobrinha Catherine Hubback (autora de "The younger sister", uma finalização da obra incompleta de Jane Austen, "The Watsons" segundo, reza a lenda, o que a própria Cassandra contou. Nesse momento, deixo aqui a indicação de "Audácia e presunção", escrito por mim, que é a tradução e finalização da mesma obra. Está disponível na Amazon (clique aqui).

Não é um livro com grandes reviravoltas ou plots emocionantes, como também não eram os de Jane Austen. Decididamente, foi escrito por e para amantes de Jane Austen, que sabem do papel importante de Cassandra na vida da escritora.

Vale a leitura.

Está disponível em livro físico na Amazon.