“Ébano sobre os canaviais”, de Adriana Vieira Lomar, é um livro de histórias de amor. Vencedor do Prêmio Kindle de Literatura, em 2022, o romance se desenvolve misturando séculos que se interligam por questões humanas atemporais - sofrimento, luta, renúncia, família, amor, solidariedade, destino etc. - vividas sob desafios bem presentes ainda hoje.
No fim do século XIX, Ébano, uma mulher negra alforriada, e José, imigrante português, se apaixonam, casam e têm um filho. Mas os dois não podem continuar vivendo esse amor, pois um boicote silencioso, motivado pelo racismo, desestabiliza o pequeno negócio familiar. Preocupada com o futuro do filho, Ébano deixa a cidade. Dois séculos depois, sua história se cruza à de Maria Antonieta, uma mulher “branca” e rica, que se apega à figura da trisavó baronesa para destilar preconceitos de cor, raça e classe àqueles que não comungam de seus privilégios.
A crueldade da escravidão e da distribuição de privilégios perpassa o texto sem que a autora apele para descrições chocantes: a narrativa flui pela realidade suavemente, apesar de abordar temas penosos.
A leitura é instigante e verossímil, lembrando, certamente, a história dos antepassados de muitos de nós.