Esse livro é parte da série "Os excêntricos", de Courtney Milan, uma série bem gostosinha e eu já resenhei aqui:
Dessa vez, temos uma negra no protagonismo e, diferente de muitos outros que pregam o tal protagonismo como bandeira de marketing, Rose é MARAVILHOSA. Com apenas 20 anos, é capaz de fazer cálculos de cabeça, além de dizer a distância do Sol à Terra e quando ocorrerá o trânsito de Vênus. A despeito de toda a qualificação que tem, ainda é mulher E negra em pleno século 19. Se hoje não seria fácil, quiçá naquela época.
Ela tem um vizinho libertino, escritor e jornalista. Para completar, irlandês. Irresistível para qualquer uma.
Rose até tenta. Com afinco. Mas o cara é louco por ela desde que conversaram pela primeira vez. Louca pela inteligência, pela timidez e convence o "chefe" dela a faze-la "ensinar" algumas dicas em nome do próximo livro que escreverá. Assim, Stephen fica por perto de Rose.
O livro é curto demais para o que Rose merecia. Prêmios, reconhecimento e - na minha humilde opinião - uma boa reportagem de Stephen sobre as qualidades dela.
Rose mora com a irmã divinamente grávida e eu confesso que adorei a personagem. Forte e paciente, mesmo tendo ficado em trabalho de parto por dias. Minha heroína.
O parto, aliás, foi uma cena a parte.
A autora merece louros, é claro, mas acho que poderia ter dado mais carinho para Rose e para o próprio Stephen. São personagens que mereciam um aprofundamento e isso teria tornado o livro um 5 inquestionáveis estrelas.