Transformada - Morgan Rice

 


Vamos de repost?

----

"Download grátis de livros" é o Cosme e Damião de quem gosta de ler. Tudo bem, eu assumo, Morgan Rice não é Anne Rice. Eu, particularmente, só li as palavras "grátis", "vampiros" e "Rice". Pronto, baixei mais um.

Comecei a ler o livro e percebi a diferença logo de cara. Sim, ela decididamente é muito diferente da minha querida "entrevistadora de vampiros".

Caitlin é uma menina comum que descobre que é salvadora da comunidade vampírica do bem. Chatinho clichezinho demais. A māe dela a trata mal, o pai sumiu, o irmāo de 15 anos foge no início do livro. Mas é tudo superficial demais. Fake, pra falar bonito.

Interessante é a construção da percepção/descoberta da personagem. Estranhando suas novas habilidades, Caitlin se vê matando em nome de uma fome desenfreada e sendo submetida às cortes dos clãs rivais. Essas descrições, esses momentinhos de ar puro, são legais. E só.

Ah! Em um dado momento, chega-se a acreditar que alguns personagens vāo se destacar. Mas nāo. A detetive durona, o irmāo fugitivo, a paixonite da escola... sāo descritos e falados, mas sāo secundários demais perto de todas as possibilidades que poderiam/deveriam ter sido exploradas. É lógico que se trata do primeiro livro de uma série - mas nāo sei se lerei o resto e nāo houve gancho para explorá-los; nada os liga de forma coerente ao resto da trama.

As descriçōes de cenário sāo boas, é bem verdade.

O vampiro Kyle tem tudo para ser um vilāo perigoso. O leitor chega a inspirar fundo em alguns momentos, prendendo o ar e esperando a expiraçāo libertadora. Parece que vem, mas nāo. Frustrante. Todavia, esse deve voltar raivoso e psicótico no livro 2, que foi nomeado "Amada". Para uma história de vampiros é um título, no mínimo, desestimulante.

A perseguiçāo do clā malvado é bem construída, assumo. Logicamente, Caitlin é salva pelo vampiro alado Caleb. Não errei: alado.

A "missāo" do casal que se descobriu "amando" em apenas uma hora desde a primeira troca de olhares é achar uma espada. Minha sugestāo? Pergunta pro rei Arthur. Quem sabe assim a história fica interessante...

Preciso confessar que a versāo da store de onde fiz download parece saída do Google tradutor. É uma porcaria. Espero que os livros vendidos sejam melhores (o resto da série é pago). Mas honestamente, quando se oferece algo grátis, presume-se que é um aperitivo para o resto da coleção. Acho que a esperança é que abra curiosidade para os demais. No meu caso, foi um tiro no pé, apenas uma leitura ruim de umas duas horas.

Estava inclinada a colocar minha decepçāo com essa Rice na conta da traduçāo, mas a verdade é que a história nāo favorece a autora. Ou vice-versa?

Morgan Rice é mais uma bestseller, mas disponibiliza muita coisa pra baixar de graça no site dela. Ah! Esse é o livro 1 de "Vampire's Journals".

Uma brisa nostálgica me fez procurar Anne Rice na estante. Li duas páginas e dormi feliz. Enfim, será que sāo irmās?