O passado da senhorita Lydia - Courtney Milan

 


Que conto delicioso de ler. Foi um daqueles que a gente cola e não larga até terminar. É curto, bem escrito, cheio de informações de uma pesquisa maravilhosa da autora e, é claro, o bom romance.

Ele está gratuito, provavelmente de forma definitiva, na Amazon e faz parte da série "Os excêntricos" da autora. Já li o outro conto ("O caso da governanta", também gratuito) e já li os dois primeiros livros ("O segredo da duquesa" e "O desafio da herdeira"), e estou esperando para comprar "A conspiração da condessa".

O ponto alto desse livro é, sem dúvida, Jonas Grantham. Não é lorde, não é rico e não nasceu em berço de ouro. É um médico no melhor estilo prático - do tipo que fala de camisa de Vênus, esperma e vagina de forma técnica. Maravilhoso. 

A primeira vez que ele vê Lydia Charingford foi no consultório de um médico em fase de aposentadoria, recheado de teorias que foram sendo ultrapassadas. Ainda hoje isso é super comum já que a Medicina (na paz do Senhor!) vem evoluindo dia após dia. Enfim, Jonas é um "estagiário" do tal médico, com promessa de assumir o consultório quando o referido deixar de trabalhar. Naquele dia, eles atendem uma jovem de 15 anos grávida e seus pais. O conselho do médico é um tanto estapafúrdio, mas mesmo sabendo disso, Jonas não se manifesta.

Por anos ele sente o sabor amargo do silêncio na boca e decide que a verdade é, sem dúvida, o melhor presente que alguém pode receber.

Anos se passam e ele decide se casar. Vê uma jovem (a 11a. em sua lista de mulheres bonitas) e decide "conhecê-la". Choca-se ao perceber que a tal é Lydia Charingford, que não sucumbiu aos conselhos do médico idoso e seguiu a vida.

A figura paterna no livro faz uma grande diferença. Tanto o pai de Lydia quanto o de Jonas são maravilhosos. Separei um printzinho de um trecho do pai de Lydia abaixo.

Seguindo...

Jonas se apaixona por ela, mas ela tem raiva dele.

A passagem longa de tempo nesse ponto me incomodou, mas nada demais.

Jonas faz uma proposta para Lydia: três pacientes depois, ele a convenceria de que nem tudo tem um lado bom. E, assim, ela o acompanha nas tais três visitas.

Não me arrependo de ter perdido algumas horas de sono. O livro é bom, como eu já disse.

Deixo o link do resto da série abaixo para quem quiser conhecer os outros livros da autora, lembrando que os dois primeiros são gratuitos.

O passado da senhorita Lydia

O caso da governanta

O segredo da duquesa

O desafio da herdeira

A conspiração da condessa