Alguém prefere esse escocês - Suzanne Enoch

 


Seguindo no clima escocês", entrei em uma leitura coletiva da editora Leabhar e já vou logo adiantando - esse livro é o melhor da série.

Aqui  no blog, dá pra encontrar a resenha dos 3 primeiros:




Agora, temos a história de Munro/Urso, o irmão mais novo do marquês de Glengask, laird do clã MacLawry. Os irmãos acham que Munro tem que casar, que ele se sente solitário. Ele resiste, diz que nunca vai e tals. Nós, como leitores fiéis de romance de época, já ouvimos o discurso mais vezes do que podemos contar.

Dos quatro (três moços e uma moça), ele é o mais highlander:

"Era uma bela manhã, no geral - não os dias calmos e claros que os Sassenaches ao sul da Muralha de Adriano preferiam, mas uma manhã fria, úmida e selvagem das Highlands."

Além de tudo, um grande devasso:

"Quanto às lasses, conhecia bem a maioria delas. Muito bem, por sinal. Havia um punhado de ruivas, mas não era uma delas. Cabia a ele, então, pelo bem da segurança da sua família, descobrir quem ela era e de onde."

"Para um homem de quase vinte centímetros acima de um metro e oitenta, com os músculos e tendões magros e em forma dos Highlanders, bem, sua aparência era muito boa, por assim dizer."

Certo dia, avista uma ruiva no meio da mata enquanto caçava e decide seguir. Vai parar nas ruínas de uma abadia e descobre que a rapariga fez morada lá com a sua irmã caçula, uma mocinha jovem demais e boboca demais.

É claro que as duas ficam embasbacadas com o moço, que decide não contar a verdade para os irmãos e ajudá-las. Ele não quer que as duas partam.

"Munro MacLawry havia tirado a camisa. De costas para elas, serrava uma das pranchas enquanto os músculos brincavam sob sua pele e uma lenta trilha de suor serpenteava por sua espinha até o cinto ao redor de seus quadris e o kilt abaixo. Uma coisa estava clara: era um espécime magnífico da figura masculina."

Catriona - ou Cat - é uma jovem que foi criada com roupas masculinas pelo pai - que queria um filho homem. Ela e sua meia-irmã, Elizabeth, estão em fuga. É claro que só descobrimos o "motivo" da Catriona mais no final. Durante 70% do livro, nossa impressão é de que ela apenas quer salvar a irmã de um casamento com um duque velho caquético inglês.

Todavia Contudo Entretanto, a despeito de toda a resistência, ela acaba se apaixonando pelo Urso. E ele por ela.

Cat é insegura demais e resiste o quanto pode, mas Urso é tinhoso e insiste.

"Portanto, encontraria uma maneira de vê-la amanhã, porque simplesmente não conseguia imaginar uma circunstância, um mundo em que não o fizesse."


Gerei essa imagem no Leonardo AI com base no que eu imagino ser o Urso e deixo aqui só pra ilustrar...

Mas vamos em frente.

Os irmãos descobrem a Elizabeth - e não a Cat - e levam a mocinha para a grande mansão, acreditando que Urso está apaixonado por ela. Aí entram as minhas revoltas.

1) Elizabeth abandonou a Cat nas ruínas sem dor de consciência. E nem pensou em voltar.
2) Ninguém percebe que o Urso não tá nem aí pra Elizabeth, o que seria impensável para um homem tão apaixonado e intenso se ele realmente quisesse qualquer coisa com aquela flor de cristal. Nesse ponto, o livro perde uma estrela para mim.
3) As esposas dos irmãos não percebem que a Elizabeth também não está nem aí para o Urso.
4) Os dois irmãos do Urso merecem caminhar descalços nos pregos.

Para mim, essa cegueira de todo mundo é um furo de construção. Não se passaram um ou dois dias. Foram muitos. O fato de ninguém notar que o Urso saía de madrugada e de manhã, que ele mal dispensava algumas palavras a Elizabeth, o fato de a Elizabeth não se preocupar com a irmã nem querer ficar do lado dela, algumas coisas são bem inverossímeis.

Urso finalmente seduz Cat e o hot do livro é bem bonzinho, ao estilo da autora. 

Passam dias e as coisas seguem seu rumo até que a visita de um visconde acaba por expor a verdade sobre Catriona. Ela também estava noiva e precisava se casar.

O desenrolar é bem previsível a partir daí.

O livro é, como eu disse, o melhor da série. Minha edição tinha uns bons erros de revisão e eu sempre me incomodo com isso. 

Separei mais dois quotes:

"Ela era uma lass que fazia um homem pensar em poesia. Poesia feroz, antiga e sangrenta. E fogo, calor e pecado. E ele não tinha a menor intenção de deixá-la ir embora."

"Amava Cat como ela era, mas isso também significava que não a envergonharia quando ela quisesse tentar algo novo."

O livro está disponível no Kindle Unlimited.